A estrutura do sistema do espectro da Personalidade

 


As catorze cores do Espectro da Personalidade organizam-se em quatro famílias, as quais determinam a forma geral segundo a qual cada grupo de cores se relaciona com o meio ambiente. Cada família de cores do Espectro da Personalidade tem poder fisico, mental ou emocional/espiritual. A categoria fisica subdivide-se em duas partes, indicando que algumas cores lidam com a vida como uma exteriorização da materialidade, e que outras cores lidam com a vida interiorizando no corpo fisico os sinais e as pistas que recebem da realidade externa.

As quatro famílias são:

l. Cores fisicas (meio ambiente): vermelho, laranja e magenta.

2. Cores fisicas (corpo): amarelo e dourado-fisico.

3. Cores mentais: dourado-mental, verde, dourado provedor e dourado-amorosa.

4. Cores emocionais/espirituais: azul, violeta, lavanda, cristal e anil.

As cores de uma mesma família têm uma forma comum de expressão. Os indivíduos cujas cores estão nas famílias fisicas — tanto as que se expressam através do meio ambiente como as que se comunicam através do corpo —- lêem os sinais do meio ambiente tisico. Os que se encontram na família mental ou na emocional/espiritual tendem a ter um foco interno de controle, baseando suas açóes no pensamento e/ou nas emoções.

O nome dado a cada familia de cores indica o princípio organizador dominante através do qual os indivíduos possuidores de auras dessas cores enfrentam a vida e tomam decisoes. Cada cor do grupo aborda esse principio organizador de uma forma diferente.

O principio organizador da familia fisica (meio ambiente) é que esta se relaciona com o mundo interagindo com o meio ambiente fisico. O individuo pertencente a essa família entende quem ele é e qual o seu lugar no mundo mediante a interaçao tisica com este. Sua realidade é tangivel; precisa ver, ouvir, sentir e manipular idéias de forma tangivel ou através de experiências tisicas. Para ele, isso significa "fazer acontecer". Esses indivíduos vivem com prazer, verve e coragem.

Por outro lado, os que fazem parte da família fisica (corpo) relacionam-se com o mulido através das sensações detonadas pela bioquimica de seu corpo fisico. Conseguem seus objetivos no mundo colocando-se numa realidade tridimensional, diferentemente da familia fisica (meio ambiente), que se lança contra a realidade. As cores fisicas (corpo) traduzem a dinâmica humana em reaçOes bioquímicas no interior do corpo dos individuos, que vivenciam como uma sindrome de lutar/fugir, reaçôes viscerais e nervosismo que se traduz em afobaçao. O centro de comando da familia fisica (corpo) é o plexo solar. Esses indivíduos são mais cinestésicos que os outros e, por isso, devem aprender a interpretar os sinais obtidos pelo corpo fisico.

Os que pertencem à família das cores mentais (douradomental, verde, dourado-provedor e dourado-amorosa) refletem sobre o mundo e seu lugar nele. Seu principal processo é cerebral. São pensadores lógicos que vêem tudo de acordo com sua própria realidade. Adoram brincar com idéias e organizar sistemas, São mais felizes quando conseguem apreender mentalmente e manipular o meio ambiente através do reino das idéias. Seu maior desafio é tentar lidar com as emoções de maneira lógica.

Os indivíduos possuidores de aura das cinco cores da familia emocional/espiritual — azul, violeta, lavanda, cristal e anil — vivem num mundo onde o intangível — esperanças, desejos e sonhos — é mais importante que o tangível. A emocão e o sentimento são os valores desse reino. Esses indivíduos são mais felizes, mais produtivos e criativos quando interagem por meio de suas faculdades intuitivas e emocionais, ao invés de usar suas faculdades mentais. Para eles a abstração é mais real que o pagamento de contas.

Há uma inter-relação de forças, capacidades e talentos na estrutura das famílias de cores. As famílias fisicas (meio ambiente e corpo) lidam com a realidade tangível; estão presentes no aqui e no agora, não no passado ou em abstraçôes futuras. Tanto a família mental como a emocional/espiritual interessam-se pela realidade intangível, mas a primeira se focaliza nas idéias, enquanto a outra interessa-se principalmente pela visão do futuro.

Além disso, as cores individuais do Espectro da Personalidade organizam-se também de acordo com seu maior ou menor interesse pelo produto ou pelo processo. Isso significa que alguns indivíduos precisam criar, produzir, desenvolver ou manufaturar algum tipo de produto tangível como resultado de seus esforços. Outros indivíduos se interessam mais pela forma com que algo é feito do que pelo resultado obtido.

À medida que os indivíduos trabalham com as informações contidas no sistema do Espectro da Personalidade, começam a desenvolver uma linguagem de comunicação, e uma capacidade de reconhecer as habilidades e os talentos de outros tipos de personalidade. Uma vez que os membros de uma família ou equipe de trabalho tomam conhecimento de seu estilo básico de interação, passam a cooperar com as forças de outras equipes e de seus membros, aperfeiçoando dessa forma os esforços de todos.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada

Qual é a sua xícara?