AURA UM ARCO-IRIS HUMANO
AURA UM ARCOIRIS HUMANO
Este livro fala da aura humana e dos traços de personalidade revelados pelo arco-íris de luzes coloridas que envolvem o corpo. A aura é um campo de energia eletromagnética que emana de todos os seres vivos. As cores e as configurações desse campo energético constituem uma espécie de impressão digital da alma humana, um mapa do potencial do indivíduo. Através de minha experiência em observar a aura, desenvolvi um sistema denominado Espectro da Personalidade, com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o caminho para uma vida plena e produtiva. Meu propósito ao escrever esta obra foi tentar compartilhar com você meu conhecimento sobre as informações contidas na aura, além de ajudá-lo a utilizar-se desse conhecimento para dirigir sua vida.
Nestes últimos cinco anos tenho trabalhado como consultora, aplicando o teste do Espectro da Personalidade em indivíduos, famílias, escolas, empresas e organizações sem fins lucrativos. O objetivo de meu trabalho é ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, a se comunicarem com mais propriedade e a darem uma direção a suas vidas. Quem conhece a cor de sua aura consegue tomar decisões, fazer mudanças e assumir riscos — não por medo ou raiva, mas pelo poder que advém do autoconhecimento. Trabalho para auxiliar as pessoas a agirem de acordo com idéias e impulsos que reconhecem como coerentes com sua verdade.
Durante muitos anos fui professora de ciências sociais no 2.0 grau e também orientadora profissional. Observei a interminável luta de estudantes tentando encontrar a própria identidade, sem saber como obter da vida o que de fato queriam. Eu os vi com excessiva freqüência tentando viver de acordo com os sonhos e os ideais de seus pais, e não com seu próprio discernimento. Como orientadora vocacional e profissional, pedi-lhes muitas vezes que considerassem suas opções do ponto de vista de sua felicidade e do que lhes desse a sensação de plenitude e bem-estar. Eu podia distinguir claramente os alunos que agiam em harmonia com a energia que os circundava (a aura) daqueles que agiam em oposição a ela.
Sempre fui capaz de ver a aura humana. Desde pequena tive o dom de observar as cores luminescentes ao redor das pessoas. Como não conhecia o fenômeno denominado aura, supunha que todos pudessem ver o que eu via. Já era adulta quando percebi meu erro. A princípio, julguei que meu intenso fascínio pela cor e meu grande interesse pela arte — o uso da cor, a interação entre cor e luz, a psicologia das cores — tivessem sua origem na capacidade de ver o que, quando criança, chamei de "luzes lindas". Devido a meu interesse artístico, fiz cursos sobre a teoria das cores. Em decorrência desse estudo, descobri que tenho o dom da "memória da cor", a capacidade de lembrar uma cor no tempo e no espaço (a maioria das pessoas consegue lembrar-se de uma cor por três segundos ou enquanto dá três passos, e é por esse motivo que levam uma saia ou um par de calças à loja de departamentos, quando querem comprar acessórios que combinem). Fui também submetida•ao Teste de Aptidão de Diferenciação de Cores l, que determinou minha aptidão de ver e diferenciar cinqüenta mil matizes, tons e brilhos de cores. A maioria das pessoas que não receberam treinamento cromático só consegue distinguir uma gama menor de cerca de cinco mil cores.
Embora, como professora e como artista, eu conseguisse ver a aura e usar o que ela revela sobre as pessoas durante toda a minha vida, o desenvolvimento do sistema do Espectro da Personalidade levou vários anos para ser concluído. Por fim, a chave ou o significado de cada uma das cores do espectro da aura me veio, repentinamente, numa espécie de eureca. Naquele momento único de revelação — um momento de — percebi como os elementos correlativos da aura organizam as cores numa configuração psicológica integrada. A princípio, não tinha idéia da vastidão e da complexidade dessa configuração; mas, com o tempo e a ajuda de terapeutas profissionais que trabalharam comigo para aperfeiçoar o Espectro da Personalidade, comecei a compreender a estrutura do sistema que eu percebia como faixas radiantes de energia colorida.
Ao mesmo tempo, comecei a ler com o maior cuidado a literatura disponível sobre aura. Porém, parecia que nada me ajudava a entender o que via e sabia. Estava procurando algo que fosse mais que a descrição da realidade fisica que enxergava. Queria entender o sistema que parecia ser a base do que eu via.
Muitos dos livros que li me deram apenas uma vaga idéia do que os autores pensavam ser a aura. Alguns a chamam de halo. Outros se referem a ela como ectoplasma. Outros ainda acham que é a imagem que persiste, quando se olha muito tempo para um objeto. Alguns autores esmiuçam os aspectos esotéricos e psíquicos dela. Uns poucos focalizam a aura como instrumento de diagnóstico para determinar padrões de saúde fisica. Outros discutem as cores da aura partindo da perspectiva dos sete chacras ou dos sete raios. Nenhum livro se centrava nos padrões psicológicos profundos de comportamento, caráter e personalidade que eu via representados pelas faixas coloridas que a compõem.
A maior parte da literatura referente à aura parecia ter como base a filosofia, a espiritualidade e o misticismo do Oriente. Os relatos eram úteis por confirmarem a realidade de sua existência, o fato de que outras pessoas também a viam, e que as cores e as configurações de seu interior continham informações codificadas.
Quando percebi que não havia encontrado ninguém que pudesse relatar algo que se parecesse com o que eu via, decidi descrever minha própria experiência, registrar o que se passava comigo. Tomando notas e gravando conversas com pessoas dispostas a me deixar analisar suas auras, consegui perceber uma estrutura organizadora nas informações representadas pelas cores. Durante um período de quatro anos, reuni esses dados no sistema do Espectro da Personalidade. Passei a usar este sistema ao dirigir seminários sobre a formação de equipes e sobre a arte de se comunicar em empresas e organizações. Usei também o sistema em consultoria sobre desenvolvimento profissional e colocação de empregados, e como auxiliar no recrutamento de executivos. Em minha prática de consultoria, descobri que o sistema é valioso para desenvolver a capacidade de comunicação dentro de um grupo, ou entre grupos, porque ele ajuda as pessoas a entenderem os diferentes estilos de comunicação das cores. Em termos de desenvolvimento profissional, auxilio as pessoas a descobrirem o emprego certo, combinando sua capacidade inata com a carreira mais adequada para elas. Trabalho no recrutamento de executivos adequando o candidato à companhia e ao cargo em que está mais apto a trabalhar para que ambos se beneficiem.
Em decorrência da maneira pela qual a informação se organiza na configuração da aura, consegui desenvolver um questionário que identifica o âmago da personalidade e os traços de caráter manifestos na aura. O questionário está incluído no capítulo 2, junto com a chave para a contagem de pontos e a explicação sobre a forma de interpretar os resultados. Esse questionário vai informá-lo sobre a cor de sua aura. O restante do livro apresenta o perfil das catorze cores do Espectro da Personalidade, que constituem o sistema. O objetivo desses perfis é fazer com que as pessoas entendam seu estilo individual de comportamento e de interaçao.
As informações neles contidas mostram a maneira pela qual as pessoas lidam com os principais aspectos de sua vida. Cada capitulo é um perfil detalhado de cada uma das cores do Espectro da Personalidade e se organiza segundo a maneira pela qual cada cor interage com os seguintes aspectos da vida de cada individuo:
• Abordagem da realidade fisica: meio ambiente, saúde e o mundo real.
• Atitudes mentais: capacidade intelectual, raciocínio e habilidade de resolver problemas.
• Constituição emocional: interaçôes pessoais, saúde e bem-estar emocional.
• Estilo social: amizades, relacionamentos íntimos.
• Compatibilidade com outras cores: o tom forte ou fraco de cada uma das duas cores em termos de compatibilidade emocional, mental e fisica.
• Poder pessoal e estilo de liderança: poder e capacidade de liderança dentro do grupo.
• Opções financeiras: atitudes e valores em relação ao dinheiro e às finanças.
• Escolha profissional: carreiras representativas onde o talento e a capacidade individuais levariam ao sucesso.
• Espiritualidade: atitudes morais, éticas e religiosas, sentimentos e valores
As informações contidas nessas nove categorias principais formam padrões definidos de pensamento e açao. Isso significa que cada uma das catorze cores indica formas específicas de atender às exigências da vida à medida que aparecem. Por exemplo: cada cor de aura leva o indivíduo a uma forma diferente de lidar com as necessidades e os interesses do mundo real. Algumas cores levam as pessoas a atacar os problemas e literalmente a nocauteá-los. Outras cores as induzem a tentar ignorar os problemas, na esperança de que acabem por desaparecer. À medida que toda a gama de comportamentos potenciais de cada uma das nove áreas se delineia, surgem os tipos de personalidade.
Cada cor de aura incita a padrões individuais de comportamento distintos de todas as outras cores. Em alguns casos, os comportamentos podem ter semelhanças, mas as motivações que os determinam são diferentes. Por exemplo: pessoas de aura amarela fazem exercícios porque têm muita dificuldade de permanecer paradas. As pessoas de aura dourado-mental fazem exercícios porque julgam ser muito importante ter boa forma fisica. O perfil de cada cor da aura descreve os padrões básicos de comportamento dos indivíduos que possuem aura daquela cor. Entender a origem de impulsos profundamente arraigados nos ajuda a sermos mais tolerantes em relação às ações ou às palavras dos outros.
Os itens a respeito de compatibilidade são diferentes para cada cor — como a aura verde se relaciona com a aura vermelha pode ser diferente de como a aura vermelha se relaciona com a verde. Por causa disso, você precisa ler no capítulo de sua cor como ela se relaciona com a de seu parceiro, e depois voltar ao capítulo da cor de seu companheiro para ver como a aura dele se relaciona com a sua. Esses parágrafos sobre compatibilidade não são abrangentes; servem apenas para esclarecer as principais questões de um relacionamento. O item a respeito de compatibilidade também pode explicar a forma de interação com amigos muito íntimos e chegados.
Mas atenção: não há•cores "boas" ou "más". Cada cor do Espectro da Personalidade tem suas forças e fraquezas. O propósito desse sistema é proporcionar compreensão e instrumentos para aumentar as forças e permitir que as pessoas se voltem para os outros a fim de minimizar suas fraquezas. Quando se começa a entender que todos temos um papel e uma função específica na ordem do universo, podemos nos dedicar a dar o melhor de nós mesmos. Se cada um de nós se concentrar em fazer sua contribuição especial, não importa se grande ou pequena, a possibilidade de paz para nossos filhos se torna real.
O sistema áurico do Espectro da Personalidade proporciona uma estrutura que ajuda a identificar, categorizar e compreender nossas capacidades e nossos talentos inatos. Quando as pessoas conseguem focalizar suas energias na direção em que flui (o rio de) sua alma, elas se tornam capazes de identificar as oportunidades que são exclusivamente suas. Essa capacidade permite que os indivíduos ajam com confiança, firmeza e equilíbrio. Desse modo, ao trabalhar com suas capacidades e seus talentos inatos, maximizam suas oportunidades de encontrar amor e trabalho satisfatórios, e relacionamentos gratificantes. Quando as pessoas trabalham com a cor de sua aura, dão a si mesmas o presente da paz pessoal, realçado pelo sentimento de realização.
Este livro fala da aura humana e dos traços de personalidade revelados pelo arco-íris de luzes coloridas que envolvem o corpo. A aura é um campo de energia eletromagnética que emana de todos os seres vivos. As cores e as configurações desse campo energético constituem uma espécie de impressão digital da alma humana, um mapa do potencial do indivíduo. Através de minha experiência em observar a aura, desenvolvi um sistema denominado Espectro da Personalidade, com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem o caminho para uma vida plena e produtiva. Meu propósito ao escrever esta obra foi tentar compartilhar com você meu conhecimento sobre as informações contidas na aura, além de ajudá-lo a utilizar-se desse conhecimento para dirigir sua vida.
Nestes últimos cinco anos tenho trabalhado como consultora, aplicando o teste do Espectro da Personalidade em indivíduos, famílias, escolas, empresas e organizações sem fins lucrativos. O objetivo de meu trabalho é ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, a se comunicarem com mais propriedade e a darem uma direção a suas vidas. Quem conhece a cor de sua aura consegue tomar decisões, fazer mudanças e assumir riscos — não por medo ou raiva, mas pelo poder que advém do autoconhecimento. Trabalho para auxiliar as pessoas a agirem de acordo com idéias e impulsos que reconhecem como coerentes com sua verdade.
Durante muitos anos fui professora de ciências sociais no 2.0 grau e também orientadora profissional. Observei a interminável luta de estudantes tentando encontrar a própria identidade, sem saber como obter da vida o que de fato queriam. Eu os vi com excessiva freqüência tentando viver de acordo com os sonhos e os ideais de seus pais, e não com seu próprio discernimento. Como orientadora vocacional e profissional, pedi-lhes muitas vezes que considerassem suas opções do ponto de vista de sua felicidade e do que lhes desse a sensação de plenitude e bem-estar. Eu podia distinguir claramente os alunos que agiam em harmonia com a energia que os circundava (a aura) daqueles que agiam em oposição a ela.
Sempre fui capaz de ver a aura humana. Desde pequena tive o dom de observar as cores luminescentes ao redor das pessoas. Como não conhecia o fenômeno denominado aura, supunha que todos pudessem ver o que eu via. Já era adulta quando percebi meu erro. A princípio, julguei que meu intenso fascínio pela cor e meu grande interesse pela arte — o uso da cor, a interação entre cor e luz, a psicologia das cores — tivessem sua origem na capacidade de ver o que, quando criança, chamei de "luzes lindas". Devido a meu interesse artístico, fiz cursos sobre a teoria das cores. Em decorrência desse estudo, descobri que tenho o dom da "memória da cor", a capacidade de lembrar uma cor no tempo e no espaço (a maioria das pessoas consegue lembrar-se de uma cor por três segundos ou enquanto dá três passos, e é por esse motivo que levam uma saia ou um par de calças à loja de departamentos, quando querem comprar acessórios que combinem). Fui também submetida•ao Teste de Aptidão de Diferenciação de Cores l, que determinou minha aptidão de ver e diferenciar cinqüenta mil matizes, tons e brilhos de cores. A maioria das pessoas que não receberam treinamento cromático só consegue distinguir uma gama menor de cerca de cinco mil cores.
Embora, como professora e como artista, eu conseguisse ver a aura e usar o que ela revela sobre as pessoas durante toda a minha vida, o desenvolvimento do sistema do Espectro da Personalidade levou vários anos para ser concluído. Por fim, a chave ou o significado de cada uma das cores do espectro da aura me veio, repentinamente, numa espécie de eureca. Naquele momento único de revelação — um momento de — percebi como os elementos correlativos da aura organizam as cores numa configuração psicológica integrada. A princípio, não tinha idéia da vastidão e da complexidade dessa configuração; mas, com o tempo e a ajuda de terapeutas profissionais que trabalharam comigo para aperfeiçoar o Espectro da Personalidade, comecei a compreender a estrutura do sistema que eu percebia como faixas radiantes de energia colorida.
Ao mesmo tempo, comecei a ler com o maior cuidado a literatura disponível sobre aura. Porém, parecia que nada me ajudava a entender o que via e sabia. Estava procurando algo que fosse mais que a descrição da realidade fisica que enxergava. Queria entender o sistema que parecia ser a base do que eu via.
Muitos dos livros que li me deram apenas uma vaga idéia do que os autores pensavam ser a aura. Alguns a chamam de halo. Outros se referem a ela como ectoplasma. Outros ainda acham que é a imagem que persiste, quando se olha muito tempo para um objeto. Alguns autores esmiuçam os aspectos esotéricos e psíquicos dela. Uns poucos focalizam a aura como instrumento de diagnóstico para determinar padrões de saúde fisica. Outros discutem as cores da aura partindo da perspectiva dos sete chacras ou dos sete raios. Nenhum livro se centrava nos padrões psicológicos profundos de comportamento, caráter e personalidade que eu via representados pelas faixas coloridas que a compõem.
A maior parte da literatura referente à aura parecia ter como base a filosofia, a espiritualidade e o misticismo do Oriente. Os relatos eram úteis por confirmarem a realidade de sua existência, o fato de que outras pessoas também a viam, e que as cores e as configurações de seu interior continham informações codificadas.
Quando percebi que não havia encontrado ninguém que pudesse relatar algo que se parecesse com o que eu via, decidi descrever minha própria experiência, registrar o que se passava comigo. Tomando notas e gravando conversas com pessoas dispostas a me deixar analisar suas auras, consegui perceber uma estrutura organizadora nas informações representadas pelas cores. Durante um período de quatro anos, reuni esses dados no sistema do Espectro da Personalidade. Passei a usar este sistema ao dirigir seminários sobre a formação de equipes e sobre a arte de se comunicar em empresas e organizações. Usei também o sistema em consultoria sobre desenvolvimento profissional e colocação de empregados, e como auxiliar no recrutamento de executivos. Em minha prática de consultoria, descobri que o sistema é valioso para desenvolver a capacidade de comunicação dentro de um grupo, ou entre grupos, porque ele ajuda as pessoas a entenderem os diferentes estilos de comunicação das cores. Em termos de desenvolvimento profissional, auxilio as pessoas a descobrirem o emprego certo, combinando sua capacidade inata com a carreira mais adequada para elas. Trabalho no recrutamento de executivos adequando o candidato à companhia e ao cargo em que está mais apto a trabalhar para que ambos se beneficiem.
Em decorrência da maneira pela qual a informação se organiza na configuração da aura, consegui desenvolver um questionário que identifica o âmago da personalidade e os traços de caráter manifestos na aura. O questionário está incluído no capítulo 2, junto com a chave para a contagem de pontos e a explicação sobre a forma de interpretar os resultados. Esse questionário vai informá-lo sobre a cor de sua aura. O restante do livro apresenta o perfil das catorze cores do Espectro da Personalidade, que constituem o sistema. O objetivo desses perfis é fazer com que as pessoas entendam seu estilo individual de comportamento e de interaçao.
As informações neles contidas mostram a maneira pela qual as pessoas lidam com os principais aspectos de sua vida. Cada capitulo é um perfil detalhado de cada uma das cores do Espectro da Personalidade e se organiza segundo a maneira pela qual cada cor interage com os seguintes aspectos da vida de cada individuo:
• Abordagem da realidade fisica: meio ambiente, saúde e o mundo real.
• Atitudes mentais: capacidade intelectual, raciocínio e habilidade de resolver problemas.
• Constituição emocional: interaçôes pessoais, saúde e bem-estar emocional.
• Estilo social: amizades, relacionamentos íntimos.
• Compatibilidade com outras cores: o tom forte ou fraco de cada uma das duas cores em termos de compatibilidade emocional, mental e fisica.
• Poder pessoal e estilo de liderança: poder e capacidade de liderança dentro do grupo.
• Opções financeiras: atitudes e valores em relação ao dinheiro e às finanças.
• Escolha profissional: carreiras representativas onde o talento e a capacidade individuais levariam ao sucesso.
• Espiritualidade: atitudes morais, éticas e religiosas, sentimentos e valores
As informações contidas nessas nove categorias principais formam padrões definidos de pensamento e açao. Isso significa que cada uma das catorze cores indica formas específicas de atender às exigências da vida à medida que aparecem. Por exemplo: cada cor de aura leva o indivíduo a uma forma diferente de lidar com as necessidades e os interesses do mundo real. Algumas cores levam as pessoas a atacar os problemas e literalmente a nocauteá-los. Outras cores as induzem a tentar ignorar os problemas, na esperança de que acabem por desaparecer. À medida que toda a gama de comportamentos potenciais de cada uma das nove áreas se delineia, surgem os tipos de personalidade.
Cada cor de aura incita a padrões individuais de comportamento distintos de todas as outras cores. Em alguns casos, os comportamentos podem ter semelhanças, mas as motivações que os determinam são diferentes. Por exemplo: pessoas de aura amarela fazem exercícios porque têm muita dificuldade de permanecer paradas. As pessoas de aura dourado-mental fazem exercícios porque julgam ser muito importante ter boa forma fisica. O perfil de cada cor da aura descreve os padrões básicos de comportamento dos indivíduos que possuem aura daquela cor. Entender a origem de impulsos profundamente arraigados nos ajuda a sermos mais tolerantes em relação às ações ou às palavras dos outros.
Os itens a respeito de compatibilidade são diferentes para cada cor — como a aura verde se relaciona com a aura vermelha pode ser diferente de como a aura vermelha se relaciona com a verde. Por causa disso, você precisa ler no capítulo de sua cor como ela se relaciona com a de seu parceiro, e depois voltar ao capítulo da cor de seu companheiro para ver como a aura dele se relaciona com a sua. Esses parágrafos sobre compatibilidade não são abrangentes; servem apenas para esclarecer as principais questões de um relacionamento. O item a respeito de compatibilidade também pode explicar a forma de interação com amigos muito íntimos e chegados.
Mas atenção: não há•cores "boas" ou "más". Cada cor do Espectro da Personalidade tem suas forças e fraquezas. O propósito desse sistema é proporcionar compreensão e instrumentos para aumentar as forças e permitir que as pessoas se voltem para os outros a fim de minimizar suas fraquezas. Quando se começa a entender que todos temos um papel e uma função específica na ordem do universo, podemos nos dedicar a dar o melhor de nós mesmos. Se cada um de nós se concentrar em fazer sua contribuição especial, não importa se grande ou pequena, a possibilidade de paz para nossos filhos se torna real.
O sistema áurico do Espectro da Personalidade proporciona uma estrutura que ajuda a identificar, categorizar e compreender nossas capacidades e nossos talentos inatos. Quando as pessoas conseguem focalizar suas energias na direção em que flui (o rio de) sua alma, elas se tornam capazes de identificar as oportunidades que são exclusivamente suas. Essa capacidade permite que os indivíduos ajam com confiança, firmeza e equilíbrio. Desse modo, ao trabalhar com suas capacidades e seus talentos inatos, maximizam suas oportunidades de encontrar amor e trabalho satisfatórios, e relacionamentos gratificantes. Quando as pessoas trabalham com a cor de sua aura, dão a si mesmas o presente da paz pessoal, realçado pelo sentimento de realização.
Ok
ResponderExcluirOk!
ResponderExcluirOk
ResponderExcluirok
ResponderExcluirComo saber a cor da aura?
ResponderExcluir