Deusas: Deusa Bast

Dia 27 de Agosto

Deusa Bast / Druida Taran 

A Deusa Bast está relacionada à devoção que os antigos egípcios tinham com seus gatos domésticos.
Os felinos protegiam os grãos, mantendo a população de roedores baixa. Eles também controlavam a população de serpentes, proporcionando segurança às famílias.
Bast reinava com orgulho e felicidade e por todo o Egito eram feitas celebrações em seus templos com muita comida, bebida, dança e canto.
Devotos saíam em barcos de seu principal templo numa ilha do Nilo e, enquanto passavam pelas vilas, as mulheres despiam-se e gritavam sugestivamente àqueles nas margens. Dizem que tal tradição vinha do fato de Bast sempre sorrir e ficar feliz ao ver Rá.

*Atribuições:* Deusa dos gatos, da proteção, dos perfumes, da música e família, protetora contra o fogo
*Símbolo:* Sol nascente, gatos, o olho que tudo vê, jarros, castanhetas, cerveja e dança

Durante o dia, acredita-se que Ra (Deus Sol) e Bast viajam pelo céu em um barco, protegendo a terra de inimigos. A noite ela se transforma completamente em um gato para conseguir enxergar no escuro, protegendo todos contra Apophis, o Deus Serpente inimigo do Deus Sol.

*Deusa Bast e as Nove Vidas*
Em seu templo localizado em Bubastis se encontra um grande cemitério de gatos mumificados, muitos enterrados próximos aos seus donos. Quando um gato morria havia comoção dentro das famílias, visto que os felinos eram visto como membros delas.
Muitos gatos faziam dos templos sua residência e dizem que, se uma casa pegasse fogo, esses felinos corriam em direção às chamas para auxiliar a remoção das pessoas do local. Caso algum deles acabasse perecendo em meio ao fogo, a Deusa Bast os trazia de volta à vida. É daí que o mito de que gatos possuem nove vidas provavelmente surgiu.

INVOCANDO A DEUSA BAST 

INVOCAÇÃO*
Rituais para a Deusa Bast eram feitos em seus templos pelo Egito e envolviam muita dança, música e sensualidade.
As sacerdotisas se vestiam com roupas vermelhas para simbolizar Bast e dançavam de forma extremamente sensual, sendo provavelmente estes os primeiros registros de “strippers”.
As celebrações dedicadas à Deusa também envolviam homens, porém as crianças eram excluídas. Nas maiores festas as mulheres e os homens iam até Bubastis onde festejavam com muita bebida e sexo. Diz-se inclusive que foram estas celebrações à Deusa Bast que deram origem ao atual Carnaval.
Estes rituais, além de agradarem a Deusa, pediam por sua proteção e por fertilidade tanto para as mulheres quanto para a terra.
Portanto, nos dias atuais, uma maneira de invocar Bast é recriar este ambiente de festa com muita dança e música. Você pode fazer isto sozinha(o) ou com um grupo de amigas(os). Lembre-se sempre de pedir a presença da Deusa e agradecê-la após o término.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada

Qual é a sua xícara?