Bem-estar: Ossos frágeis
Ossos frágeis
Umas das principais características desse problema é que, em geral, não se sente nada até acontecer um acidente, que pode ser uma queda ou pancada. Ela se desenvolve de forma imperceptivel por vários anos, e isso acontece porque os ossos são estruturas vivas, formadas por proteínas(colageno) e calcio e que estão em constante processo de renovação.
Eles perdem células velhas e ganham novas, para poder manterem a resistência. No entanto, conforme o tempo passa, o processo começa a ficar desıgual e, com isso, os Ossos ficam fragilizando.
Descobrindo a doença
O normal é que se vá ganhando sempre mais massa ossea ate atingir um pico, em geral, aos 25 anos de idade. Mas a partir dos 40 anos, tanto homens como mulheres tendem a iniciar um processo de enfraquecimento dos ossos. Mas isso tudo varia muito de pessoa a pessoa, alem de ser um processo que pode ter relação com fatores diversos como genética, há-
bitos alimentares, nível de atividade fisica ou sedentarismo e produção hormonal.
E muito dificil falar enm sintomas de osteoporose, pois a doença em si não causa nenhum mal-estar ou descontorto. Muitas pessoas ainda acreditam que a osteoporose causa fraturas espontâneas, mas isso é muito raro. Só acontece em estágios muito avançados e, em geral, em pessoas bem mais idosas, a maioria com mais de 80 anos.
Tratamento
Depois do diagnóstico, a medicação é realizada a partir de métodos que visam fornecer suplementação dos nutrientes em falta no organismo para evitar novas lesões. "O tratamento consiste principalmente na administração de cálcioe vitamina D', aponta o reumatologista Julio Horta. Mas sem dúvida, sempre é bom lembrar que a prevenção é o melhor caminho.
Adotarbhabitos saudáveis desde a infância, como manter uma alimentação equilibrada e a prática regular de atividades fisicas são medidas essenciais.
Mineral fundamental
A osteoporose é caracterizada pela
diminuição da densidade mineral óssea, que ocasiona perdas importantes de cálcio - mineral fundamental para a manutenção do tecido ósseo. Por isso, é necessário dar uma atenção especial à alimentação, principalmente as mulheres que já iniciaram a menopausa. O cálcio pode ser encontrado em laticínios (leite, queijos e iogurtes), mas também em vegetais verde-escuros. No entanto, prefira leite desnatado em vez do integral e substitua o queijo amarelo pelos queijos
brancos, que têm boas quantidades de cálcio, mas menos gorduras", explica
a nutricionista Andréia João.
Combinação que deve ser evitada.
Apesar de a alimentação ser uma das melhores maneiras de prevenir a perda de massa óssca, alguns nutrientes podem prejudicar a absorção de outros. "Há uma competição entre alguns minerais. Nesse caso, o maior competidor do cálcio é o ferro, ou seja, é importante evitar a presença dos dois em uma mesma refeição, pois um pode atrapalhar a absorção do outro pelo organismo', explica a especialista.
Fonte: Alimentos Anti-inflamatórios
Comentários
Postar um comentário