Chá da folha de amora

Chá da folha de amora: uma receita que ajuda na memória!

Infusão da folha da amora pode ser útil para estimular a função cognitiva do cérebro e pode aguçar a memória, além de ajudar a diminuir a glicose no sangue

A amoreira desde muito tempo é peça-chave na produção da seda, sendo lugar de criação dos bichos-da-seda, e sua fruta é muito lembrada por todos nós quando pensamos em comidas com frutas vermelhas e outras delícias da sobremesa. Que maravilha uma panna cotta de amora, hein?

No entanto, você sabia que as propriedades medicinais do chá da folha da amora podem ajudar no controle do açúcar do sangue? A planta, nativa do continente asiático, é mais versátil e poderosa do que a gente imagina!

 Benefícios do chá da folha de amora

Pele macia por mais tempo
O chá de amora é conhecido como um superalimento por possuir diversas vitaminas e antioxidantes que, além de ajudar a manter a saúde da pele e estimular a redução de rugas, também forma e fortalece a estrutura do colágeno.

Vitaminas e minerais que dão uma turbinada na sua saúde

A Vitamina A contribui para a saúde da pele e dos olhos, previne pedras nos rins e tem ação antioxidante.

Já a Vitamina C ajuda nos sintomas do resfriado, reduz a hipertensão e contribui no tratamento da catarata.
A amora possui Vitaminas do complexo B, que são importantes na prevenção de doenças vasculares e do sistema nervoso, além de auxiliar no bom funcionamento da tireoide.

O potássio é importante para a manutenção da saúde do cérebro, auxiliando no controle da pressão arterial; e também em problemas como ansiedade, estresse, problemas no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

O magnésio é importante para diversas reações químicas no corpo, como: regulação do nível de açúcar no sangue, pressão sanguínea e síntese de proteínas.

Auxílio na prevenção e tratamento da diabetes
Tomar chá de folha de amora antes e após as refeições ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue, principalmente quando o nível de carboidratos é alto.

Diminui os sintomas da TPM e menopausa

Sabe aquela dorzinha de cabeça insuportável, irritação e cólicas que nenhuma mulher quer sentir quando está naqueles dias? O chá de amora atenua todos esses sintomas do período menstrual e também é indicado para as mulheres que enfrentam os sintomas típicos da menopausa, como insônia, ressecamento vaginal, ondas de calor, alteração na memória, entre outros.

 O chá de folha de amora emagrece?

O chá da folha de amora ajuda a controlar a glicose no sangue e isso facilita a absorção dos carboidratos.

Isso significa que tomar o chá de amora funciona bem na hora de consumir alimentos ricos nesse tipo de nutriente como pães, macarrão e outros.

 Como fazer chá de amora

O chá de amora é uma delícia, traz diversos benefícios para a saúde e ainda é fácil de fazer:

1. Aqueça 250 ml de água filtrada até formar bolhas, sem ferver;

2. Acrescente 2 colheres (sopa) da folha de amora, mexa bem;

3. Tampe a xícara e deixe em infusão por 5 minutos;

4. Coe e sirva.

O chá de folha de amora é uma bebida suave e outras combinações mais ousadas podem dar ainda mais sabor à bebida, incluindo hortelã, camomila e urtiga. Algumas pétalas de calêndula secas para propriedades curativas também são uma ótima opção.

Contra indicações do chá de amora

Pessoas que têm hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) devem tomar cuidado no consumo do chá de amora, pois, como uma de suas características é controlar a quantidade de açúcar no sangue, o chá pode interagir com a medicação e causar a queda abrupta da taxa.

Quem não pode tomar chá de amora?

Pessoas com hipoglicemia devem tomar cuidado ao tomar chá de folha de amora, já que ele tende a aumentar a absorção de glicose e a controlar o nível de açúcar no sangue.

Quais são os efeitos colaterais do chá de amora? 

Não exagere no chá de folha de amora, porque consumido em excesso pode provocar náuseas e vômito.

Pode tomar chá de amora quente ou gelado?

Especialistas lembram que o chá perde as propriedades quando está gelado. Portanto, recomenda-se o consumo ainda quente. Mas gelado, o chá é uma ótima bebida.

Como ativar as propriedades do chá de amora?

Sempre infusionar as folhas frescas em água fervida, nunca fervê-las junto com a água.

Chá da folha de amora: principais benefícios e como é feito 

O chá da folha de amora apresenta propriedade antioxidante, cicatrizante, calmante de mucosa e anti microbiana, devido a presença de taninos, vitamina C, ferro, cálcio, sais minerais e ácidos graxos. Por isso, é amplamente usado como remédio caseiro, já que pode acrescentar vários benefícios à saúde, como tratar dores de garganta, inflamações nas gengiva e anemia, por exemplo.

Além disso, quando preparado por decocção, o chá das folhas ainda pode ser usado para tratar feridas e como um enxaguante bucal natural.

Apesar do chá da folha de amora poder ser consumido todos os dias, possuir vários benefícios e ajudar no tratamento de algumas doenças, o seu consumo não deve substituir o tratamento indicado pelo médico, sendo apenas um complemento.

Benefícios do chá da folha de amora

O chá das folhas de amora possui vários benefícios para a saúde, como:

1. Aumentar a imunidade;

2. Acelerar a cicatrização de feridas;

3. Melhorar casos de anemia;

4. Combater a inflamação das vias respiratórias, como garganta e cordas vocais;

5. Tratar erupções bucais, como herpes;

6. Reduzir o fluxo menstrual intenso;

7. Melhorar o trânsito intestinal;

8. Combater a diarreia;

9. Reduzir o desconforto das aftas bucais;

10. Evitar o aparecimento de cáries. 

Além disso, este chá pode ser usado na redução do risco de câncer de mama, esôfagos e boca, por ser rico em antioxidantes que reduzem a quantidade de radicais livres no corpo, muitas vezes responsáveis pelo aparecimento destas doenças. 

Outros benefícios que podem ser citados são os da fruta amora, porque ajuda a emagrecer, previne o envelhecimento e pode ser usada como tintura. 

Como preparar o chá da folha de amora 

Esta bebida pode ser feita na forma convencional por infusão, ou seja, a água é fervida e logo em seguida as folhas são adicionadas e permanecem lá por alguns minutos, ou por decocção, onde as folhas são fervidas junto com a água. Nas duas formas os benefícios da planta se mantém, no entanto na decocção as propriedade ficam mais concentradas. 

1. Chá da folha de amora por infusão

O chá de amora na concentração obtida pela infusão, pode ser usado no dia-a-dia para se ter os efeitos terapêuticos como, tratar a dor de garganta ou reduzir os sintomas de um resfriado, por exemplo. 

Ingredientes:

2 colheres de chá de folhas de amora;
1 xícara de água fervente.

Modo de preparo:

Misturar as folhas de amora com a água fervente, e deixar esta mistura descansar por 10 minutos, em seguida coar. Para um melhor aproveitamento dos fitonutrientes, é indicado consumir ainda morno.

2. Chá das folhas de amora por decocção

O chá de amora feito por decocção é mais concentrado e possui maior teor de taninos, sendo usado amplamente para fortalecer o sistema imune, tratar feridas da pele, diminuir o fluxo menstrual e reduzir os sintomas de gripe.

Ingredientes:

3 colheres de chá de folha de amora;
1 xícara de água.

Modo de preparo:

Levar ao fogo a água e as folhas de amora já misturadas, e deixar ferver por 10 minutos. Em seguida, coar e servir ainda morno.

Quem não deve usar

Apesar de possuir muitos benefícios, esta bebida é contraindicada para pessoa alérgicas a fruta amora, gestantes, lactantes e para quem tem estômago ou intestino facilmente irritável. 

Quem faz uso de medicamentos diários, deve consultar o médico responsável pelo tratamento, antes de consumir este chá, pois algumas substâncias podem interagir com certos medicamentos e causar efeitos colaterais.

Por Tatiana Zanin Nutricionista


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada