Arquétipo: SEJA UMA ÁRVORE.- ARQUÉTIPOS

SEJA UMA ÁRVORE.- ARQUÉTIPOS 

Na história do símbolo, a árvore é descrita como o caminho e o crescimento para o imutável e eterno, gerada pela união dos opostos e possibilitando a mesma através do seu eterno já EXISTIR.
A Árvore é encontrada como um símbolo sagrado em várias culturas e nas mais diversas épocas da história. O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu! Desde seu nascimento até a sua morte, a árvore realiza o processo de fotossíntese como processo primordial para sua vida. A partir da fotossíntese, a árvore se alimenta, transformando luz solar e sais minerais extraídos do solo em alimento para sua manutenção e crescimento. Dessa forma, ela se torna um elo entre o céu e a terra, fazendo com que elementos da natureza se combinem, gerando vida. O ego saudável deve ter raízes profundas no inconsciente e ter contato com as emoções e nutrientes mais profundos. Precisa absorver conteúdos, transformando-os em alimento e crescimento da alma, sem esquecer de sua história, crescendo a  partir dela. Alguns sábios citam que,  a alquimia viu na árvore um símbolo da união dos opostos, também nos traz que a árvore contém os 4 elementos (terra, água, ar e fogo); nesse sentido, a psique precisa buscar unir esses opostos e criar algo a partir deles para se realizar. Adiciona-se à esta reflexão, o fato de que a árvore também invoca o símbolo do “Y” e da cruz, em que dois se tornam um, ou ainda, que a partir da união dos opostos se cria algo novo, como na função transcendente.
A árvore nos traz uma simbologia muito forte da vida, dos ciclos, da obra, da relação com o meio e dos diferentes momentos pelo qual passamos. Precisamos, como a árvore, buscar sempre  nosso eu sagrado nos céus, (mente celestial) sem esquecer de aprofundar nossas raízes e buscar nosso eu que está no inconsciente, lembrar da nossa história e das marcas que ela faz sobre nós e, a partir dela, construir novos significados. Precisamos viver a vida em suas fases como as árvores vivem as quatro estações. Há épocas que crescemos, florimos, frutificamos e repousamos, mas sempre devemos buscar crescer, aprender com o ambiente e ser este veículo de constante troca entre céu e terra, que propicia a verdadeira ampliação de consciência. Seja consciencialmente como uma árvore! Espelhe-se em uma árvore. Firme e pronta para tudo. Abrigando a inúmeros seres. Dando seus frutos para nos adoçar a vida. E sombra a nos fartar, no cansaço.Nada pede. Nada tenciona a não ser cumprir integralmente seu papel. As PRAGAS - não a impedem de viver. Nada abala sua identidade,nem mesmo as grandes tempestades.Se ela for decepada, brota novamente para a vida. São tão generosas, que até mesmo retiram as toxinas do ar, devolvendo-o puro e fresco para todos.E até mesmo quando o homem, em sua insanidade, arranca-a da terra mãe, a árvore sabe que,independente de sua forma, a vida continuará, elas são o que são.
Árvores fazem sua parte, sem querer nada em troca. Seja uma árvore...

Fonte: ENTENDIMENTO PLENO - A academia  do cérebro  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada

Qual é a sua xícara?