Aromaterapia: Óleo vegetal de cenoura
Cenoura (semente)
Nome Botânico: Daucus carota.
Família Botânica: Apiaceae. (Angélica, anis-estrelado, erva-doce, salsa, coriandro).
Outros Nomes: Cenoura selvagem, cenoura brava.
Nome em Inglês: Carrot seed.
Nome em Espanhol: Zanahoria.
Tipo de Planta: Planta arbustiva que produz sementes aromáticas e raízes comestíveis.
Óleo Extraído de: Sementes.
Aparência do Óleo:Transparente/fluído.
Aroma: Quente, amadeirado e terroso.
Origem: Europa, Ásia Ocidental e África.
Principais Constituintes: A-pineno, b-mirceno, b-pineno, d-limoneno, bergamoteno, caroteno, curcumeno, bisaboleno, b-cariofileno, felandreno, farneseno, dauceno, carotol, daucol.
Propriedades: Digestivo, antioxidante, antisséptico, tônico, estimulante, diurético, regenerador, cicatrizante, desintoxicante, .
Principal Utilização:
Tratamento Cutâneo: Poderoso efeito antioxidante, hidratante e regenerador para a pele, combate o envelhecimento e o efeito nocivo dos radicais livres. Recupera peles com marcas de expressão, falta de viço e rugas. Possui efeito cicatrizante e regenerador para eczemas, dermatites, abcessos, furúnculos, rosácea, psoríase, manchas, etc.
Outras Utilizações:
* Tônico para o fígado e rins ( trata quadro de insuficiência hepática e renal).
* Depurativo e diurético para o sistema linfático (trata edemas, inchaços e retenção de líquidos).
* Regula a menstruação e níveis hormonais.
* Efeito afrodisíaco.
Psicologicamente: Possui um efeito animador e encorajador sendo útil para casos de depressão, apatia, falta de coragem em tomar decisões. Proporciona vitalidade, energia e disposição.
Combinações: Bergamota, junípero, lavanda, limão, cedro, gerânio e todos os óleos cítricos.
Curiosidades: Muito se fala no poder contraceptivo das sementes da cenoura, alguns estudos mostram sua eficácia e alguns tratados históricos também. A primeira contracepção oral constituiu de uma poção feita de plantas e da casca da cenoura. Mais de 2.000 anos atrás, Hipócrates (considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da Medicina, frequentemente considerado "pai da medicina"), descreveu o uso da cenoura silvestre como um contraceptivo oral e abortivo.
Cuidados: Usar diluído. Evitar na gravidez, lactação e em crianças.
Da cenoura também é extraído um óleo vegetal de suas raízes (a parte comestível da planta). Esse óleo é riquíssimo em vitaminas e em betacaroteno, substância que dá a ele a cor alaranjada característica da raiz da cenoura. É um óleo bastante emoliente, hidratante e muito útil para tratamentos cosméticos, assim como o óleo essencial que vem das sementes.
Comentários
Postar um comentário