Arquetipo: Dragão

*Arquétipo Dragão*

O arquétipo do dragão representa a força dos 4 elementos: Fogo, Água,Terra e Ar que constituem a matéria. Como Totem é o guardião dos espaços infinitos e o guia da consciência humana que rege os atos. Tem sua representação em diversas culturas de diversas regiões como na China, Japão, Coréia, Europa, Oriente Médio e também na América pré-colombiana. 

O dragão é um arquétipo difícil de se lidar interiormente, pois é de um poder capaz de trazer impulsividade e assim botar tudo a perder em questões de minutos. Porém quando aprendemos a lidar com esse arquétipo, com essa força, o dragão torna-se um grande aliado trazendo qualidades como harmonia entre os atributos espirituais e naturais e uma capacidade muito grande de trazer transformação para sua vida. 

Esse arquétipo incentiva o nosso contato com a natureza psíquica e com o olhar capaz de descobrir e ver o Sagrado que habita em nós. O dragão simboliza o Universo das emoções profundas e o nosso inconsciente. 

Na mitologia hindu é Shiva, sobre o qual já abordamos antes, o destruidor ou transformador. Associa-se ao dragão inclusive porque este pertence ao elemento fogo (como Shiva), que tem essa mesma característica de renovar todas as coisas, de transformá-las. Na mitologia celta, o dragão tem ainda mais um correspondente, sob um outro aspecto, que é o Deus Cernunnos, o “deus galhudo”, representado por um homem forte vestido com uma pele animal e com a cabeça de uma corsa, símbolo da natureza selvagem e pura. Assim, o dragão representa essa força poderosa da natureza que coloca tudo em transformação.

Ainda comparando as diferentes culturas, o dragão representa essa força mágica que tem o poder de nos elevar, pois sua natureza é celestial; porém que nos desafia, nos impõe dificuldades, porque necessita aperfeiçoar-nos. Todos pensamos em triunfar na vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada

Qual é a sua xícara?