Aromaterapia: Óleo Essencial de Acacia
Óleo essencial Acácia
Nome Botânico: Acacia decurrens.
Família Botânica: Fabaceae. (Copaíba, bálsamo do peru, cabreúva).
Outros Nomes: Acácia negra, mimosa.
Nome em Inglês: Wattle, black wattle, mimosa.
Nome em Espanhol: Acacia.
Tipo de Planta: Árvore de até 15 metros, que produz perfumadas flores amarelas em cachos.
Óleo Extraído de: Flores.
Aparência do Óleo: Líquido translúcido, amarelado e fluído.
Aroma: Floral, balsâmico e levemente amadeirado.
Origem: Austrália e Tasmânia .
Principais Componentes: Heptadecano, lupenona, lupeol, nonadecano.
Propriedades: Adstringente, antimicrobiano, antisséptico, afrodisíaco, balsâmico, cicatrizante, tônico, antioxidante, renegenrador e calmante .
Principal Utilização:
Tratamento Cutâneo: Bom efeito cicatrizante e regenerador para a pele em casos de acne, lesões, escaras, eczemas, ulcerações, auxiliando no crescimento de tecido novo na área afetada. Ação tônica e antioxidante que trata e previne flacidez, rugas e sinais de envelhecimento. É um bom óleo essencial para produto cosmético com ação anti-idade.
Outras Utilizações:
Artigo Aromático: O aroma floral do óleo de acácia (mimosa) é amplamente usado pela indústria da perfumaria. Muito apreciado na cosmética e na alta perfumaria, é utilizado como fixador e para agregar suavidade a notas bases/médias e compor perfumes orientais, florais ou frutais.
Psicologicamente: O óleo/absoluto da acácia (mimosa) é muito usado na aromaterapia para tratar quadros de ansiedade, insônia, stress, depressão, irritabilidade, etc. Um aroma floral altamente calmante, sedativo e revigorante para o emocional.
Combinações: Lavanda, gerânio, bergamota, camomila, cedro, sândalo, ylang-ylang, rosa, patchuli, laranja, limão, neróli.
Curiosidades: Da casca da acácia é extraído o tanino, uma substância altamente adstringente, muito utilizada pelos curtumes na industrialização do couro. Conhecido como "tanino de acácia", é o principal produto para curtimento dos chamados "couros vegetais".
Cuidados: Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
"Além de utilizar a semente e a goma comestíveis, as pessoas empregavam a madeira de acácias para ferramentas, armas, combustível e instrumentos musicais. No Antigo Egito, um unguento feito das folhas da planta era usado para tratar vários problemas de saúde, como cicatrizar e parar sangramentos em feridas"
Comentários
Postar um comentário