Aromaterapia: DILUIÇÃO EM ÓLEOS CARREADORES
DILUIÇÃO EM ÓLEOS CARREADORES
Como você já sabe, os óleos essenciais (Óleos essenciais ) são muito concentrados e poderosos. Por este motivo, o uso tópico dos Óleos essenciais requer cuidados de diluição bastante específicos para sua segurança.
Sempre dizemos que óleo essências precisam ser puros para serem potentes e terem grau terapêutico, mas isso NÃO significa que você deva aplicá-los puros em sua pele... por, pelo menos, 4 motivos:
▪01- óleos essenciais precisam ser diluídos para não provocarem reações em peles mais sensíveis.
Isso inclui pessoas com maior sensibilidade natural ou em razão da idade (ex: bebês, idosos e crianças), mas também áreas do corpo com maior sensibilidade como o uso facial e em mucosas.
▪02 - Alguns óleos essenciais são reconhecidamente fortes e capazes de provocar reações mesmo em peles não sensíveis, por exemplo os OEs de: Canela, Cravo, Orégano, Tomilho, Pimenta Preta, Gengibre, Eucalipto, Capim-Limão, Hortelã-Pimenta, Hortelã-Verde, Funcho doce, Gerânio, Limão Tahiti, Bergamota e Cedro.
▪03 - óleos essenciais contém substâncias químicas voláteis que se perdem no ar rapidamente.
Embeber elas em “óleos-vegetais-fixos-graxos-carreadores” (ou, abreviando: OCs)
faz com que a volatilização dos componentes úteis seja drasticamente reduzida, permitindo que o óleo essencial fique mais tempo em contato com a pele e possa assim ser melhor assimilado pelo corpo. E para que seja ainda melhor absorvido destaca-se o
próximo motivo...
▪04 - Uma gota de óleo essencial guarda em si uma imensa potência... são milhões de moléculas orgânicas ativas existentes em uma única gota. Assim sendo, a diluição em Óleo Carreadores permite melhor aproveitamento desta potência, fazendo com que estas moléculas
orgânicas ativas dos Óleos essenciais se espalhem e entrem em contato com uma superfície maior do nosso corpo, o que significa mais células receptoras para assimilar suas propriedades.
● Você sabia?
As propriedades existentes em uma gota de Hortelã-Pimenta equivalem a que existem acumuladas em 28 xícaras de chá de hortelã.
Comentários
Postar um comentário