Massoterapia: Dermatite

DERMATITES

✔ DEFINIÇÃO
As dermatites dizem respeito a um conjunto de doenças inflamatórias da camada superior da pele.
Elas produzem sintomas que variam deste um estado de rubor discreto de curta duração, até um processo inflamatório grave com formações de bolhas. Normalmente, a erupção cutânea apresenta pequenas bolhas pruriginosas, ou seja, que levam o indivíduo a coçar o local de contato, e posteriormente ela pode se alastrar para outras regiões.
Porém, quando as substância responsável pela erupção cutânea é removida, a hiperemia desaparece em poucos dias e as vesículas podem secar ou drenar em crostas.

✔ CAUSAS
As dermatoses infecciosas são provocadas por agente como vírus, bactérias protozoários e fungos, geralmente transmissíveis e com maior ocorrência na pele lesada, permitindo maior absorção de substâncias tóxicas ou outros microrganismos.
Diversos agentes infecciosos podem contaminar a pele, como verrugas, herpes simples (virus), furúnculos, foliculites (bactérias) e micoses (fungos e bactérias).

✔ DERMATITE DE CONTATO
▪ Definição:
A dermatite de contato é uma inflamação causada pelo contato com uma determinada substância ponto essa substância pode causar dermatites em decorrência de mecanismo irritativos e alérgico, o que é muito comum quando um indivíduo entra em contato com uma substância como: perfumes, loçoes, sabonetes, produtos de limpeza, etc.
Mesmo o sabonetes leves ou metais pode lesionar após um contato frequente. A exposição repetida a esses agentes podem provocar irritação e ressecamento da pele.
A dermatite crônica das mãos e dos pés consiste em uma formação frequente com processo irritativo. Nas mãos, é resultante de tarefas constante e contatos com produtos químicos. Nos pés está relacionado ao calor e a umidade, decorrente de usos de meias e sapatos.
O diagnóstico das dermatites de contato nem sempre é fácil de ser feita, pois as possibilidades são infinitas e normalmente o indivíduo não se lembra de todas as substâncias com quais entrou em contato até aparecer os sintomas.

✔ TRATAMENTO
É importante descobrir o produto ou os produtos, que causam o seu problema e tentar ter contatos com ele. O quadro inflamatório deve ser tratado com o uso de medicamentos a base de corticoides compressas molhadas em Água Fria, aplicações de cremes hidratantes para peles secas e em caso de infecção secundária usar antibiótico para aliviar a pruridermia e anti-histamínicos.
A dermatite de contato tende a desaparecer depois de duas ou três semanas mas pode recorrer seu antígeno não puder ser identificado evitado.


Fonte: Massoterapia - volume 1 - UniSantanna

👉🏻  * CANAIS NO YOUTUBE *

https://www.youtube.com/@TemploLevezadaAlma

https://www.youtube.com/@EliVenancioterapeuta

https://www.youtube.com/channel/UCJ8iKIbn1mjXcrUnjZfsSsg



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada

Qual é a sua xícara?