Cristais: Jade Nefrita

Jade Nefrita

Conheça o cristal Jade nefrita (jadeite) e seus significados e propriedades. A pedra Jade é um nome que era aplicado às pedras ornamentais que eram trazidas à Europa da China e da América central. Somente em 1863 se percebeu que o termo “jade” estava sendo aplicado a dois minerais diferentes. A jadeíta (ou pedra jadeite) quase nunca é encontrada em cristais individuais e é composta dos cristais microscópicos que produzem um material muito resistente.
A Jade Nefrita é realmente um não-mineral, mas uma variedade da actinolita mineral.A variedade de nefrita é composta de cristais fibrosos entrelaçados em uma massa compacta resistente. Outras variedades de actinolita jadeita são completamente diferentes da nefrita. A dureza do jade é notável. Tem uma resistência maior do que o aço e é posto para trabalhar por muitas civilizações adiantadas para machados, facas e armas. Estava mais atrasado que o jade se transformou uma pedra simbólica usada nos ornamentos e outros artefatos religiosos durante os éons.
O jade é valioso ainda hoje por sua beleza. Suas muitas cores são apreciadas, mas a cor verde-esmeralda que a jadeíta produz assim bem, que está sendo altamente procurado por coletores da arte-final. Este jade verde-esmeralda, chamado “jade imperial”, é colorido pelo cromo. Outras cores são influenciadas pelo ferro (verde e marrom) e o manganês é pensado para produzir as cores violetas. A nefrita é geralmente branco, verde e creme, quando a jadeíta puder ter a escala cheia de cores do jade. Por ser mais abundante, pode-se comprar jade nefrita em quase qualquer parte do mundo.
Pode-se considerar a nefrita como uma variedade microcristalina de uma série actinolita ferrosa-tremolita. A maioria são compostas principalmente de actinolita. A variedade branca dita “gordura de carneiro” é composta praticamente unicamente de tremolita que lhe da sua cor branca pois não há ferro para colori-la, ao passo que as variedades mais frequentes contêm actinolita que oferece as cores verdes devidas ao ferro.
As variedades cromiferas são de um verde esmeralda firme. Em chinês a nefrita era chamada “yu” que significa a mais bela das pedras, aquela que possui cores quentes e um rico brilho e que é “a essência do céu e da terra”. Em toda a Ásia o jade é símbolo de sorte e saúde, é oferecido em todas as grandes ocasiões: nascimentos, casamentos, aniversários, diplomas e mesmo para assinaturas de contratos profissionais.
Para a nefrita, as jazidas são mais numerosas do que para a jadeíta, as mais antigas se situam na Nova Zelândia, na Ilha do Sul, chamada Ilha do Jade, onde ela foi sempre apreciada dos Maoris, na China região de Khotan, de Kashgar.
No século XIX°, karl Fabergé muito utilizou uma nefrita translúcida com inclusões pretas provenientes da Rússia. As mais importantes jazidas em produção atualmente são situadas no Canadá, (na Colômbia Britânica) que produziu 85% da produção mundial e que vende essencialmente para a China, na Austrália (Tasmania, Cowell), no Brasil, nos Estados Unidos (Wyoming, Alaska, Califórnia ao sul de Carmel), na Nova Guiné, no México, na Rússia (perto do lago Baïkal na Sibéria, a produção sendo exportada também para a China), em Taiwan, no Zimbabwe.
Na China em altitude nos montes Kunlun na região de Khotan no Xinjiang é extraído um jade chamado Helian Jade que pode ser completamente branco translúcido é a variedade “gordura de carneiro” que era uma das mais procuradas na China, a região de Shaanxi também deu seu nome à algumas nefritas muito reputadas.
Na China, Confúcio tinha entrevisto as cinco grandes virtudes do jade : justiça, caridade, sabedoria, coragem, pureza e é sem dúvida a razão pela qual ele foi preferido entre todas as outras pedras neste país. Ele é uma matéria que tem um grande preço pelo fato de seu ritual e mágica, encarnação terrestre do principe cósmico Yang e isto desde ao menos 4 000 anos a.J.C. O imperador devia a absorver durante os períodos de purificação. Todos os objetos do ritual eram em jade e é conhecido descrições muito minuciosas.
O “pi”, um disco furado ao meio simboliza
o céu e o buraco a casa de onde emanavam todas as influências. O jade era também utilizado como amuleto em ocasiões de ritos funerais, no sentido de evitar a putrefação dos cadáveres (um “pi” era colocado sob o corpo).
A jade nefrita, no sentido amplo, simboliza a retidão, o poder, predispondo à calma, à tolerância, à harmonia, à paz, assegurara a honestidade, a temperança, a tolerância. Ela dinamiza nosso desenvolvimento emocional, nos tiraria a tensão, trazendo uma sensação de satisfação e prolongara a vida. Foi descrito que a nefrita era a resposta para acalmar as cólicas nefríticas (donde o nome da nefrita), agir sobre os cálculos renais e todas as infecções da árvore urinária. Era necessário o colocar no lugar dolorido e o desengordurar todos os trimestres com o pó de osso calcinado. E é necessário acrescentar que os chinêses (que bebiam uma medida, esmagado e dissolvido, misturado ao suco de ervas). A jade nefrita era reputado por suas virtudes curativas e o imperados Rodolphe II de Habsbourg compraram um pedaço por 1 600 écus. Uma excelente pedra de cura na luta contra a gota, as ciáticas, a epilepsia, as mordidas venenosas.

*FICHA TÉCNICA DA JADE NEFRITA*

*Chakra:* Coração e Base

*Origem:*  Estados Unidos, China, Itália, Mianmá, Rússia, Oriente Médio

*Signo:* Libra

*Profissão:* Comunicadores, Educadores, Enfermeiras, Fazendeiros, Jardineiros, Militares, Músicos, Veterinários

*Dureza:* 6,5 – 7  Mohs

*Composição:*  Silicato de Alumínio e Sódio

*Efeitos esotéricos e psíquicos:*
Elimina as más energias do ambiente
Atrai a sorte
Aumenta a concentração
Aumenta a energia vital
Trás vigor e saúde
Limpeza energética

*Efeitos terapêuticos:*
Remove toxinas
Reforça os sistemas de filtragem
Cura
Equilíbrio hormonal
Dores diversas

*Fontes, Bibliografia e Referências*
A Bíblia dos Cristais, Autor: Judy Hall, Editora: Pensamento
Love is in the Earth, Autora: Melody, Editora: Earth Love Books
Gemas do Mundo, Autor: Walter Schumann, Editora: Ao livro técnico SA
Pedras Preciosas e Outros Minerais, Autor: G. Brocardo, Editora: Siciliano
Caminho das Pedras, Autor: Antonio Duncan, Editora: Nórdica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada

Qual é a sua xícara?