Aromaterapia: Óleo essencial Ajowan

Ajowan

Nome Botânico: Trachyspermum ammi.
Família Botânica: Apiaceae.
(Angélica, anis-estrelado, erva-doce, coriandro).
Outros Nomes: Tomilho indiano.
Nome em Inglês: Caraway, ajwain.
Nome em Espanhol: Semillas de ajwain.
Tipo de Planta: Erva arbustiva que produz sementes aromáticas.
Óleo Extraído de: Sementes.
Aparência do Óleo: Transparente/fluído.
Aroma: Herbal, quente, amadeirado e condimentado.
Origem: Oriente médio.
Principais Constituintes: Timol, carvacrol, p-cimeno, limoneno, y-terpineno, alfa-pineno, beta-pineno, mirceno, dipenteno.

Propriedades: Digestivo, antioxidante, antisséptico, analgésico, broncodilatador, anti-infeccioso, antiviral, tônico, expectorante, diurético, carminativo, vermífugo, anti-espasmódico, fungicida, imuno-estimulante, energizante, inspirador, bactericida, afrodisíaco, anti-parasitário.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório: Trata enfisema, bronquite, gripe, resfriados, tosse, catarro, asma, sinusites, rinites. Tem um poderoso efeito desinfetante e broncodilatador para doenças do aparelho respiratório.

Sistema Digestivo: Trata problemas gastrointestinais como flatulências, disgestão lenta, diarréria, dores abdominais, gastrite, falta de apetite.

Outras Utilizações:

Sistema Muscular e Articular:Aquece a musculatura aliviando as dores, reumatismo, artrite, gota, lumbagos e tirando a sensação de cansaço e fadiga do corpo.

Tratamento Cutâneo:Ajuda no tratamento de acne, micoses e verrugas.

Tratamento Bucal:É antisséptico contra bactérias que causam a maioria de problemas de boca e gengivas. Trata o mau hálito, gengivite, dor de dente, amigdalite, aftas, etc.
 * Poderoso repelente para insetos.

Psicologicamente: Trata a tensão nervosa, depressão, fadiga, ansiedade, dor de cabeça, letargia, falta de libído. O ajowan é considerado a erva da coragem e seu efeito no emocional trabalha o desapego, a autoconfiança, a coragem, a superação de medos e limitações, etc.

Combinações: Bergamota, limão, manjerona, pinho, lavanda, alecrim, lavadim, gengibre, laranja, eucalipto.

Curiosidades: O ajowan, conhecido como "tomilho indiano", é uma erva anual que cresce nas terras abertas da Índia, China, Filipinas e África. É muito cultivada por ser uma planta aromática, empregada na culinária, na ayurveda (medicina tradicional indiana) e também na perfumaria. Suas sementes são empregadas na Medicina Chinesa para tratamento de espasmos, fadiga, dor, indigestão e reumatismo. A comparação com o tomilho vem do fato de que ambos possuem em grande quantidade o timol, substância que dá para ambos o aroma e aplicações similares.

Cuidados: Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Não usar em casos de pressão alta.
Pode ser irritante em peles sensíveis e mucosas.

"Descrito pelos sumérios como a "planta da montanha", o ajowan foi introduzido na Índia pelos conquistadores gregos que acompanhavam o rei Alexandre Magno, conhecido como "Alexandre, o Grande" em suas campanhas na Ásia Central e subcontinente indiano. No norte da Índia ele é utilizado desde tempos remotos como tempero para vários pratos e também usado para os mesmos fins na Etiópia e mundo árabe. Além de ser um dos mais usados óleos na medicina ayurvedica (indiana)."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada

Qual é a sua xícara?