Aromaterapia: Óleo essencial Ho Wood
Nome Botânico: Cinnamomum camphora linalooliferum.
Familia Botânica: Lauraceae.
(Cânfora, ravensara, pau rosa, louro, canela, litsea cubeba).
Nome em Inglês: Ho wood.
Nome em Espanhol: Ho wood, madera ho.
Tipo de Planta: Árvore de grande porte, que pode atingir até 40 metros de altura.
Óleo Extraído de: Madeira.
Aparência do Óleo:Transparente/fluído.
Aroma: Amadeirado, floral e perfumado.
Origem: China.
Principais Componentes: Linalol, canfeno, geraniol, nerol, limoneno, mirceno, e terpineol.
Propriedades: Anti-espasmódico, antidepressivo, estimulante , tônico, calmante, anti-inflamatório, bactericida, imuno-estimulante, analgésico, regenerador celular, sedativo, afrodisíaco, tônico, desodorante e inseticida.
Tratamento Cutâneo: Trata acne, pele seca e madura, sensibilidade, inflamação, rugas, cicatrizes, ferimentos, cortes, envelhecimento, queimaduras, eczemas e dermatites. Tem ação hidratante e rejuvenescedora para a pele, devido ao linalol que é um poderoso estimulante da produção do colágeno.
*Relaxante e analgésico local para dores e cansaço muscular.
*Estimulante do sistema imunológico.
*Trata impotência sexual e frigidez. Afrodisíaco.
*Trata problemas ginecológicos como a candidíase e infecções.
*Poderoso antisséptico para problemas respiratórios.
Trata insônia, ansiedade, estados nervosos, jet lag (fuso horário), acessos de pânico, desgaste do sistema nervoso e depressão. Estabiliza o sistema nervoso central.
Curiosidades: O óleo essencial de ho wood é um dos óleos com maior concentração de linalol e por isso possui semelhanças com o óleo essencial do pau-rosa e da lavanda, podendo ser um substituto eficaz deles em algumas aplicações. Em especial um substituto do óleo do pau rosa, que hoje em dia tem restrições quanto a sua comercialização devido ao risco de extinção da espécie. Da árvore também é realizada a extração de óleo essencial das folhas e galhos, evitando assim o corte da madeira, esse óleo recebe o nome de "ho leaf" e ambos possuem as mesmas propriedades terapêuticas. A árvore Ho pode-se dizer que é uma "irmã" da Canforeira, pois trata-se do mesmo gênero botânico com algumas diferenças na composição química, como a alta concentração de linalol, ao invés da cânfora.
Cuidados: Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
"Assim como o pau-rosa e a lavanda, o ho wood também possui uma alta concentração de linalol que é um ativo reconhecido como poderoso regenerador, calmante, reparador e cicatrizante da pele. Além disso também tem grande efeito na produção do colágeno cutâneo. Por essas propriedades é um óleo essencial que tem como principal indicação o uso nos cuidados cosméticos e terapêuticos da pele"
Comentários
Postar um comentário