Aromaterapia: LIMA DA PERSIA

ÓLEO ESSENCIAL LIMA DA PERSIA

Nome Botânico: Citrus limettioides.
Família Botânica: Rutaceae.
(Laranja, tangerina, lima, petitgrain, néroli, limão, grapefruit, bergamota).
Outros Nomes: Limette.
Nome em Inglês: Sweet lime, persian lime.
Nome em Espanhol: Lima persa.
Tipo de Planta: Árvore de médio porte que produz frutos cítricos comestíveis.
A lima-da-pérsia é um híbrido, resultado do cruzamento de duas espécies de citrus.
Óleo Extraído de: Casca do fruto.
Aparência do Óleo: Líquido translúcido, amarelado e fluído.
Aroma: Cítrico, delicado e perfumado. 
Origem: Ásia.
Propriedades: Antidepressivo, relaxante, antisséptico, estimulante do apetite, diurético, desinfetante, desintoxicante, cicatrizante, estimulante e tônico geral.
Principais Constituintes: Nootkatona, limoneno, d-limoneno, a-pineno, sabineno, mirceno, nerol, b-cariofileno, citronelol, a-tuieno, a-terpineno. 
Principal Utilização: 

Sistema Linfático: Estimulante do sistema linfático, por esse motivo é ótimo para tratar inchaços por acúmulo líquido e edemas. Desintoxica o corpo ajudando na eliminação de suas toxinas metabólicas. Nutre as células dos tecidos e controla os processos líquidos do corpo. Trata a obesidade, gordura localizada e celulite por ser diurético.

Sistema Digestivo: Estimula a secreção biliar, ajudando na digestão de gorduras. É estimulante do apetite e também é considerado um tônico para a digestão e cicatrizante gástrico, o fígado e os rins. Bom contra ressacas.

Outras Utilizações:

Tratamento de Pele: Bom para pele oleosa e acne. Excelente como drenante para a celulite e gordura localizada em massagens estéticas. Efeito adstringente para pele e couro cabeludo ajudando a controlar a oleosidade e a produção de sebo. Age também como antioxidante, previnindo o envelhecimento da pele.

*Por ser desintoxicante é bom para dor e cansaço musculares.
 
*Alivia dores de cabeça, enxaqueca, jatleg e tpm.
 
*Assim como todos os óleos cítricos, possui efeito tônico e regulador para a circulação e sistema cardíaco.

Psicologicamente: Assim como todos os óleos cítricos, a lima é um poderoso antidepressivo. É calmante e revigorante. Alivia o stress, cansaço mental, fadiga, tristeza e melancolia.

Combinações: Erva-doce, néroli, cipreste, lavanda, sândalo, cedro, alecrim, lemongrass, vetiver, hortelã, gerânio, canela, eucalipto e todos os demais cítricos.

Curiosidades: A lima-da-pérsia é nativa da Ásia. Apresenta-se na forma de uma fruta cítrica de baixa acidez, classificada dentro das limas doces, e também conhecida como lima comum. O fruto se torna amarelo-alaranjado quando fica maduro. O suco contém um sabor muito delicado e levemente amargo, é popular no Oriente Médio e na Índia, mas menos no mundo ocidental. Tais frutos são de difícil cultivo no Brasil, por serem muito vulneráveis a doenças. Entre os benefícios da fruta merecem destaque a quantidade de sais minerais, como cálcio e potássio. Possui também, um alto índice de vitamina C e atua como desintoxicante natural. Além da saúde, a lima-da-pérsia é uma poderosa aliada da beleza. Hoje em dia, existem óleos de banho e bálsamos à base da fruta. Esses produtos ajudam a hidratar a pele e combatem as ações dos raios UV. O óleo da lima-da-pérsia também é muito usado na composição aromática de perfumes, além de produtos cosméticos.

Cuidados: Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica. 
Não se expor ao sol após o uso na pele. 
Em receitas cosméticas é mais indicado o uso a noite.


"Citrus limettioides é uma variedade de cítrico que possui um alto teor de nootkatona (cetona que estimula o metabolismo), 10 vezes maior que o grapefruit e um alto teor de limoneno (60%). Por esse motivo, a lima-da-pérsia é um óleo essencial muito eficaz no combate á celulite, retenção hídrica, queima de gordura localizada e desintoxicação celular."



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada