Aromaterapia: Óleo essencial de limão


Limão

Nome Botânico: Citrus limonum (limão siciliano). Citrus aurantifolia (limão taiti).

Família Botânica: Rutaceae. (Laranja, tangerina, lima, petitgrain, néroli, bergamota, grapefruit).

Outros Nomes: Lima mexicana (taiti).

Nome em Inglês: Lemon (siciliano), lime (taiti).
 
Nome em Espanhol: Limón.

Tipo de Planta: Pequena árvore que produz frutos aromáticos e comestíveis.

Óleo Extraído de: Casca do fruto.

Aparência do Óleo: Transparente amarelado/fluído.

Aroma: Leve, fresco, cítrico é ácido.

Origem: Região mediterrânea.

Principais Constituintes: D-limoneno, b-mirceno, sabineno, bergamoteno, linalol, a-pineno, decanal, geraniol, bisaboleno, b-felandreno, b-pineno, acetato de nerilo, nerol e terpineno.

Propriedades: Antisséptico, antiviral, antioxidante, bactericida, estimulante, caloroso e tônico, antidepressivo, expectorante, imuno-estimulante, revigorante mental, desintoxicante, adstringente, condicionador cutâneo, desinfetante, inseticida, estimulante do apetite e rejuvenescedor.

Principal Utilização:

Sistema Respiratório: Tem uma ação desinfetante e purificadora para as vias respiratórias. Trata tosse, resfriado, bronquite, gripes, sinusite, infecções peitorais.

Sistema Imunológico: Aumenta as defesas do organismo contra infecções aumentando os glóbulos brancos sendo útil contra doenças que atacam a imunidade. Ótimo para tratar qualquer quadro de convalescência. Suas ações antissépticas e antibacterianas são fortes. Bom para abaixar febres.

Outras Utilizações:

Tratamento Cutâneo: Trata a pele oleosa, acne, seborréia, caspa, celulite e gordura localizada. Tem ação alvejante na pele clareando as manchas. Trata problemas na mucosa bucal como aftas, estomatites, gengivite e ferimentos. O limão é um ótimo bactericida para tratar ferimentos na pele e trata também calosidades e verrugas. O limoneno presente no óleo essencial neutraliza os radicais livres e estimula a produção do colágeno. Sendo, portanto, um óleo com propriedades rejuvenescedoras e tônicas para a pele.

Sistemas Circulatório, Articular e Linfático:
Estimula e tonifica a circulação sanguínea, aquece membros frios, estimula a eliminação de toxinas e restos metabólicos, diminuindo edemas e inchaços. É um afinador e depurador do sangue e estanca sangramentos. Indicado para arteriosclerose, veias varicosas, fragilidade capilar, hipertensão, hemorragia e sangramento nasal. O limão é um dos melhores óleos desintoxicantes da aromaterapia, ele promove uma verdadeira "limpeza" em nosso organismo, auxilia na eliminação e prevenção da formação de ácido úrico que causaria dores como a artrite, reumatismo e gota.

Sistema Digestivo: O limão tem um efeito eficaz para tratar problemas digestivos como equilibrando a acidez estomacal. Tratando dores estomacais, úlceras e problemas do fígado e pâncreas.

Psicologicamente: Reanimador, antidepressivo, melhora o humor e o estado geral da mente, alivia emoções e sentimentos negativos. Ótimo contra ansiedade e stress. Tem efeitos estimulantes sendo indicado para estados de letargia, tristeza, apatia e falta de ânimo. Ajuda na concentração em estudos e trabalho.

Combinações: Néroli, sálvia, bergamota, citronela, laranja, camomila, eucalipto, lavanda, benjoim, hortelã, cedro, sândalo, patchouli, vetiver, capim-limão.

Curiosidades: O limão é cultivado na maioria dos países tropicais e subtropicais. Acredita-se que seja originário da Índia e foi introduzido na Itália no fim do século V. E a partir daí seu cultivo espalhou-se pela região mediterrânea. Foi plantado pela primeira vez na América em 1887 na Califórnia. Duas variedades de limão são usadas para extração de óleo essencial para uso na aromaterapia: o siciliano (amarelo) e o taiti (verde). Na verdade, o limão-taiti (verde) que é muito comum no Brasil, não é um limão verdadeiro. Trata-se de um tipo de lima, uma espécie híbrida de fruta cítrica. 

Cuidados: Usar diluído.
Não usar em crianças e gestantes sem orientação médica.
Não se expor ao sol após o uso na pele. 
Em receitas cosméticas é mais indicado o seu uso à noite.

limão taiti (Citrus aurantifolia), que é a espécie mais comum e comercializada no Brasil, na verdade não é um limão. É na verdade uma espécie híbrida de fruta cítrica, assim como as limas, os grapefruits, as cidras e outros tipos como o limão-cravo, o limão-galego e o limão-caipira. De acordo com a classificação botânica, a única espécie pura e autêntica de limão é a Citrus limonum, o limão siciliano.

O poder desintoxicante e adstringente do limão é forte, isso significa que ele promove uma eliminação de toxinas do
organismo que causariam problemas de saúde, como a pressão arterial alta. O limão é um poderoso aliado para manter
saudáveis os sistemas linfático e circulatório dos seres humanos. Também ajuda a controlar a acidez de nosso organismo, prevenindo e evitando várias doenças.

O óleo essencial do limão é muito útil para tratar quadros de convalescência como gripes, resfriados, tosse, congestão nasal e debilidades em geral. Pois ele aumenta a nossa imunidade e tem um grande poder desintoxicante, fortalecedor e desinfetante. Pode ser utilizado em massagens corporais, em inalações caseiras e por meio de difusão no ambiente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada