Arquétipos: As ambivalências do arquétipo de Deméter


As ambivalências do arquétipo de Deméter

Embora seja conhecida por sua natureza generosa e acolhedora, sua tendência ao excesso de doação pode levá-la a se esquecer de si mesma. Conheça as ambivalências do arquétipo de Deméter.

Por isso, a deusa dos cereais e da vida, arquétipo da maternidade, simboliza a mulher que cria, cuida, nutre e protege. Acolhedora, tolerante e entende as fases da vida. Deméter é a energia criativa e abundante de todas as mulheres e não se refere somente ao fato de ter filhos.

Dessa forma, ela atua na dimensão do coração, na generosidade, amor incondicional e na capacidade feminina de doação. Precisa estar em equilíbrio com Hera, que fala da capacidade de merecimento.

Certamente, para as mulheres tipo Deméter, o amor é o melhor tempero. E elas colocam esse sentimento em tudo. A deusa da vida é criação, fertilidade, nutrição e generosidade.


• LADO LUZ

Por ser também a deusa da maternidade tem tudo a ver com dons e talentos que muitas vezes ficam adormecidos dentro da gaveta. Plantar o próprio futuro dá muito trabalho. Exige dedicação e resiliência. Qual energia você tem colocado nos seus projetos? Ansiedade, irritação, calma, carinho, paciência? Deméter traz essa lição. Tudo o que merece nossa atenção, merece ser bem feito.

Assim, Deméter pode se dedicar tanto aos outros que acaba negligenciando suas próprias necessidades. Ela pode se abandonar, ficar desleixada e manipuladora. Logicamente, são ações inconscientes, pois a mulher que tem essa deusa como regente, tem uma necessidade extrema de cuidar dos outros. Precisa se sentir útil, necessária. Ou seja, essas ações exageradas resultam na sombra do arquétipo.

Por exemplo, ela pode atrasar a independência dos filhos por temer a chamada 'Síndrome do Ninho Vazio'. Ela pode se sobrecarregar em tarefas, reclamar que faz tudo sozinha, mas é incapaz de pedir ajuda.

Uma vez que entre nesse estágio amargurado e manipulador, culpa os outros, torna-se carente de atenção e costuma dar muitas desculpas para não mudar seu jeito. Ou seja, vitimismo.

• LADO SOMBRA

Quando sua natureza nutriz é rejeitada ou não é mais necessária, Deméter pode experimentar um sentimento de vazio e até mesmo predisposição à depressão.

Além disso, Deméter não se limita apenas às mães biológicas. Ela representa um arquétipo que se baseia na capacidade instintiva de cuidar dos seres frágeis, inocentes e vulneráveis. Ter filhos não é o único fator que define essa conexão profunda com Deméter, mas sim o cuidado e a nutrição que emanam da essência feminina.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teste: Escolha uma fada